domingo, 22 de março de 2009

O fortalecimento das relações afetivas entre professor e aluno contribui para o melhorrendimento escolar?A afetividade é pressuposto básico para a construção dos conhecimentos cognitivo-afetivo?Há relação entre a afetividade , desenvolvimento cognitivo e avaliação do rendimento escolar ?É eficaz ? A afetividade quando mal resolvida inibe as estruturas cognitivas ?A palavra afeto vem do latim affectur (afetar, tocar) e constitui o elemento básico da afetividade.Segundo caracterização do Dicionário Aurélio (1994), o verbete afetividade está “Psicol.Conjunto de fenômenos psíquicos que se manifestam sentimentos e paixões, acompanhados sempre da impressão de dor, insatisfação, de agrado ou desagrado, de alegria ou tristeza.Compreendemos então que afetividade e inteligência são aspectos indissociáveis, intimamente ligados e influenciados pela socialização.A afetividade é necessária na formação de pessoas felizes, éticas, seguras e capazes de conviver com o mundo que a cerca. No ambiente escolar é além de dar carinho, é aproximar-se do aluno, saber ouvi-lo, valorizá-lo e acreditar nele, dando abertura para a sua expressão. Carinho faz parteda trajetória, é apenas o começo do caminho.O olhar do professor para o seu aluno é indispensável para a construção e o sucesso da sua aprendizagem. Isto inclui dar credibilidade as suas opiniões, valorizar sugestões, observar, acompanhar seu desenvolvimento e demonstrar acessibilidade, disponibilizando mútuas conversas."As relações afetivas se evidenciam, pois a transmissão do conhecimento implica,necessariamente, uma interação entre pessoas. Portanto, na relação professor-aluno, umarelação de pessoa para pessoa, o afeto está presente" (ALMEIDA, 1999)Compreendemos a afetividade como substância que nutre estas ações e não um puro ato de “ melosidade “.
Lucilene Tolentino MouraMestranda em Ciências da Educação

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